Os “Sabores e os Saberes de outras gentes” vão voltar ao Redondo em maio. Esta iniciativa, desenvolvida pelo município alentejano do Redondo, integra como se depreende todo um conjunto de acções que permitam conhecer e inter-agir com outros povos, outras culturas, outras gentes que adoptaram Redondo, de uma forma muito particular, o Alentejo e Portugal num sentido mais abrangente, para residir, viver, trabalhar. Muitos são os africanos de origens diversas como Angola, Cabo Verde, Moçambique, os provenientes da Croácia, da Roménia, da Moldávia e outras origens de leste, mas também os Chineses, os indianos, os ingleses, os alemães e os brasileiros, que hoje se dividem entre este nosso alentejo e a sua “terra-berço” situação que se reflete nas suas formas de vestir, viver, falar, cozinhar, no falar, tal o peso das suas tradições, dos saberes e claro está, dos Sabores.
Numa palavra, “Sabores e Saberes …de muitas outras gentes” no Redondo, é um encontro multicultural, que envolve áreas como a gastronomia, a cultura, o artesanato, os debates, as exposições, a literatura, a música, as danças, como forma de aproximação das pessoas através da partilha de usos, costumes, tradições das várias comunidades imigrantes que têm no concelho e na região a sua base de apoio, o cenário do seu quotidiano, pondo assim em evidência as suas identidades enquanto povos e países.
A diversidade e riqueza deste conhecimento e inter-acção entre todas gentes do Redondo é marcante, fazendo toda a diferença no panorama das iniciativas gastronómico-culturais que se realizam no Alentejo e em Portugal. O convite para este “Sabores e Sabores de outras gentes” no Redondo entre 15 e 29 de maio aqui fica, pois constitui oportunidade de um viver global sem sair deste belo e acolhedor recanto que é o Redondo.
“Sabores e Saberes de outras gentes …”
Redondo, Alentejo entre 15 e 29 de maio 2016