Frescura, beleza, tranquilidade são três das grandes referências quando se fala em Ferreira do Zêzere. Ah e claro o Rio Zêzere, que serve aliás de cenário a todo este ambiente que envolve o “Festival Gastronómico do Lagostim” do rio, que se realiza de 1 de abril a 1 de maio, deste ano de 2016.
Uma imensidão de opções em termos de pratos esperam por si à mesa dos restaurantes aderentes a esta iniciativa do município de Ferreira do Zêzere. E tudo com os crustáceos de água doce, que as límpidas águas da Albufeira de Castelo do Bode proporcionam, sendo que é em abril, a melhor fase do ano para serem pescados e confeccionados, segundo revelam os chefes de cozinha desta terra e concelho, especialistas na preparação de pratos originais e surpreendentes com esta iguaria, desde as entradas, às sopas até aos diversos e saborosos pratos principais que por aqui são servidos…no âmbito do evento.
O Lagostim do rio foi já considerado “iguaria exótica” em muitos dos restaurantes do continente europeu, comparado até ao caviar de outras paragens e que aqui volta a estar de acordo com bolsas menos recheadas, sem que isso ponha em causa a satisfação dos mais exigentes comensais, surpreendendo mesmo pela positiva os que pela primeira vez se fazem ao caminho até Ferreira do Zêzere e têm oportunidade de “apanhar” …à mesa, tão saborosa iguaria, independentemente da forma como ela é apresentada pela restauração local.
Ah qual complementar atractivo ainda existem “Tapas&Petiscos” que permitem o saborear do lagostim, do rio em ameno convívio com amigos. Numa palavra razões não faltam para meter no GPS do seu automóvel como destino – Ferreira do Zêzere e o Festival Gastronómico do Lagostim, beneficiando de um fim de semana de tranquilidade, beleza e o melhor da gastronomia regional…
Festival Gastronómico do Lagostim do rio
Ferreira do Zêzere (aos fins de semana) até 1 de maio