Os produtos locais são o mote da “Feira do Campo Alentejano” que tem lugar em Aljustrel. O evento que se tem vindo a afirmar local e regionalmente, é da responsabilidade do município aljustrelense e decorre no Parque de Exposições e Feiras, por razões de calendário no 2.º fim-de-semana de junho.
Agendado para os dias 10 (que até é feriado nacional) , 11 e 12 de junho de 2016, o certame coloca então em evidência, não apenas todo um conjunto de produtos da terra, mas também outros, que são fruto do trabalho, dedicação e criatividade das gentes locais. E do artesanato, ao que a terra produz legumes, aos transformados, passando pelos denominados produtos gourmet, aos vinhos, sem esquecer , é claro a gastronomia muito e bom se dá a conhecer e provar, na concorrida “Feira do Campo Alentejano” com Aljustrel por cenário.
Curiosamente a tradição mineira e o fabrico de pão, estão em grande destaque ou não fosse histórica e comercialmente Aljustrel uma referência nestes dois domínios, de há longos anos a esta parte a que se junta agora o regadio e tudo o que gira em torno das culturas assentes na existência e uso de água… A cultura e animação fazem tão bem, parte do cartaz do certame, que atrai muitos filhos da terra e amigos de Aljustrel, constituindo uma oportunidade para a degustação de uma variedade de iguarias que só por cá se cozinham e comem… nas Tasquinhas.
Presente e futuro são assim pano de fundo da “Feira do Campo Alentejano, em Aljustrel, uma terra e concelho em desenvolvimento, que importa conhecer ou descobrir, já que , após chegada da água de Alqueva ao Roxo, alargando a possibilidade de rega em qualquer coisa como 25000 ha,outros horizontes económico-turisticos se vislumbram para Aljustrel.
«Feira do Campo Alentejano» em Aljustrel
Parque de Exposições e Feiras, dias 10, 11 e 12 de junho 2016