Ah mas que belo petisco… ! Dito desta forma, faz até perfeito sentido, uma vez que em meia dúzia de anos, triplicam as opções a vários níveis e sublinhe-se, com uma maior abrangência, tanto em termos temporais quer geográficos. Isto a propósito da já conhecida, participada e aliciante “Rota do Petisco” que como é sabido teve o seu ponto de partida em Portimão.
Vamos lá por partes, colocando em cima da mesa todos os ingredientes que marcam esta 6ª edição. Primeiro em vez de um mês serão, contas redondas três – maio, junho e setembro, colocando em evidência a gastronomia regional algarvia. A novidade reside no facto dos concelhos de Lagos e Aljezur, serem novos aderentes à “Rota do Petisco” – fase I durante todo o mês cinco de 2016. Uma segunda fase e nos mesmos moldes deste evento gastronómico-cultural , terá lugar em Monchique, Silves e Lagoa, durante junho próximo, centrando-se na cidade e concelho de Portimão, qual regresso às origens – quando setembro chegar. De referir também, o que acaba sendo da maior importância é que no ano em curso, como se começou por escrever vão triplicar , pelo menos, as opções gastronómicas, os locais aderentes e as denominadas “capitais do petisco” algarvio, o que significa um êxito do evento, com expectativas acrescidas para a organização e o território em que a “Rota do Petisco” tem lugar.
Promover a gastronomia e a doçaria regional, é por assim dizer um dos objectivos inerentes à “Rota do Petisco”. Tornar a iniciativa acessível, a toda uma população residente, ainda que de forma temporária ou permanente, faz -se em dois sentidos com um custo mínimo dos “menus” constituídos pelos pratinhos de especialidades tradicionais algarvias e a bebida, mas também uma segunda opção – “doce regional +bebida”. Isto permite quer uma maior diversificação de estabelecimentos aderentes, quer a possibilidade de dinamização desses espaços, tantas são as opções e os dias para a realização do evento (cerca de 30 dias em cada uma das fases).
A animação de todos estes 170 “pontos” do roteiro turístico, cultural, económico e social, que o evento contempla juntamente com a componente gastronómica regional, assumem-se como as grandes mais valias da “Rota do Petisco”, iniciativa da responsabilidade da Associação “Teia D’Impulsos” em estreita ligação com os municípios e outras entidades e empresas associadas ao projecto, inspirado recorde-se nas “Rutas de las Tapas” ma Andaluzia.
Rota do(s) Petisco(s) e da Doçaria regional algarvia, ai está na sua 6ª edição, envolvendo grande parte do território e dos estabelecimentos dos concelhos aderentes, sendo expectável o superar do êxito da edição anterior. Acrescente-se que o «Passaporte» da “Rota do Petisco” é um elemento “comprovativo” da adesão dos “petiscadores” e simultaneamente Solidário, revertendo o custo de 1 euro na sua aquisição, exclusivamente, para o apoio a sete projectos sociais promovidos por instituições locais.
“Rota do Petisco” algarvio em Lagos e Aljezur de 1 a 29 de maio -Fase I
Monchique, Silves e Lagoa no mês de junho-Fase II
Portimão, Alvor e Praia da Rocha, em setembro – Fase III setembro