Ourém quer posicionar-se numa primeira linha de iniciativas no âmbito da gastronomia e da promoção dos produtos locais e regionais. O Município deste concelho da região centro do país, divide-se em acções que possam dinamizar o tecido económico local e coloque nomeadamente a restauração da cidade e concelho no centro das atenções, atraindo visitantes para apreciar a cozinha regional mas também as múltiplas facetas deste território que tem no turismo religioso, o seu ponto forte ou não fosse “Fátima” parte importante da sua área geográfica.
Daí o “aperitivo” pode dizer -se, no quadro deste posicionamento do Município de Ourém, serem os jantares temáticos em torno da cozinha regional a que se lhes juntam diferentes ingredientes de produção local e no âmbito do que se achou por bem designar de “Ucharia de Sabores” a desenvolver com regularidade, uma vez ao mês e com produtos sempre diferentes.
A experiência mas também a diversidade de produtos com elevado potencial, levou a autarquia a avançar agora, para a realização do 1º Festival Gastronómico de Ourém colocando em evidência as Favas …e as suas diferentes formas de confeccionar e as levar à mesa!
“Vamos às Favas a Ourém” vai ter lugar de 7 a 29 de maio numa série de restaurantes aderentes, por iniciativa da Câmara Municipal de Ourém, em parceria com a ACISO (estrutura representativa do comércio, industria e serviços do concelho) bem como da Escola de Hotelaria de Fátima, da OurémViva (empresa municipal de promoção de eventos) e da Vitiourém (associação de produtores de vinhos d’ Ourém).
Promover então a gastronomia local e regional mas também a cultura deste concelho de Ourém, estimulando e apoiando os vários agentes económicos locais, procurando com isso colocar Ourém nos roteiros gastronómicos do luso território são objectivos inerentes a este Festival Gastronómico que aposta na confecção de pratos em que a Fava é ingrediente principal.
“Vamos às Favas, a Ourém” é deste modo o convite que aqui fica…no âmbito do
Festival Gastronómico em 1ª edição entre 7 e 29 de maio 2016