A história regista a ocupação humana de terras de Vila Nova de Paiva, que é aliás milenar… Os Dólmens e os moinhos de água nomeadamente, constituem parte de um interessante património local, a justificar enorme “apetência” de pastores e agricultores por este território… Coisas antigas dirão…! Mas, na verdade passadas largas centenas de anos, as “apetências” persistem e têm nos sabores as principais razões de fixação, ainda que episódica nesta terra, por parte de muita gente, oriunda dos diversos cantos do luso território.
Ora qual puzzle que se constrói, paulatina e quotidianamente, aí colocamos o património histórico e natural, onde os rios, o Vouga sobretudo, se afirma como marca identitária da terra e concelho, bem assim como a actividade piscatória, que se interliga com um sector de extrema importância – a restauração local, envolvida e bem no “Festival da Truta”, numa organização do município de Vila Nova de Paiva.
A gastronomia onde a “truta com molho de escabeche”, bem como as “papas de relão”, o “caldo de abóbora com leite” ou ainda o “mel de Pendilhe” ou quiçá 0 “queijo de cabra” em Touro, estão entre as muitas iguarias, que de “per si”, justificariam outros olhares e amiúdes incursões a Vila Nova de Paiva. Cada coisa a seu tempo, que a vida faz-se caminhando…E pela “truta” ou melhor ainda, pela cozinha regional, rumar a Vila Nova de Paiva, ao belo cenário da “praia fluvial de Fráguas” é atitude acertada, neste inicio do mês seis do calendário.
Promover os produtos da terra ou dos rios, aqui muito em particular, mas também os saberes locais, bem patentes nestas iniciativas gastronómicas e turísticas que também acabam sendo, importante mesmo é dinamizar a economia local, leia-se restauração e hotelaria por via deste festival que tem lugar dias 3, 4 e 5 de junho.
“5º Festival da Truta” -Praia fluvial de Fráguas
Vila Nova de Paiva, dias 3 a 5 de junho 2016