Quem disse que não vai a tempo ???? Perfeito tempo e oportunidade ímpar para descobrir ou ser reincidente na descoberta do vasto e inconfundível património de que Évora dispõe. E desde o edificado, ao cultural, passando pelo gastronómico e acrescente-se genuinamente alentejano!!!! Ah e agora que começa a “cheirar” a Verão, ainda mais convidativa se torna a cidade e as ementas que por aqui se confeccionam e disponibilizam, aos amantes da boa mesa e deste imenso e belo Alentejo!
Na verdade Évora, não é apenas a cidade dos universitários, do Património Mundial, reconhecido pela Unesco, das emblemáticas muralhas de defesa de todo um território, dos caminhos rumo à vizinha espanha, dos Alentejanos mas, também dos “Doze meses de Boa Mesa” que, em 2016 se volta consuma, por iniciativa do município eborense.
Ah e diga-se, que para o efeito, conta com uma panóplia de bons restaurantes, reconhecidos não só interna como externamente, quer pela diversidade, a especificidade e a qualidade da gastronomia que neles é servida.
A cada um dos doze meses do ano, se subordina a ementa disponível nos 59 restaurantes, bem como nas 10 pastelarias e 5 lojas gourmet, aderentes a esta grande e prolongada mostra gastronómica dos sabores alentejanos .
Iguarias como o Porco, as Sopas, o Borrego e a Doçaria, confeccionadas no respeito pelas tradições e também de forma inovadora, podem então ser degustadas, por todos os apreciadores da cozinha regional do Alentejo.
Junho e os meses imediatos as comidas mais apropriadas à quente época, mas não menos saborosas aromaticamente, vão à mesa dos muitos e muitos comensais, sobretudo estrangeiros, num número sempre crescente, que a Évora acorrem, para apreciar os seus “Patrimónios”, quer seja o edificado (reconhecidamente como sendo da Humanidade), cultural e o gastronómico.
O convite é para vir daí, sentar-se à mesa, em Évora, nos próximos meses. De carro, de comboio com a CP, ou no uso de qualquer outro meio de transporte, saiba que a mesa está posta para o bem servir com as “Comidas de Verão …
Mostra Gastronómica inserida em “Doze meses de Boa Mesa” em Evora -2016