Deslumbre-se com os paladares do que lhe chega à mesa! Onde, quando, com o quê, perguntará de imediato…Pois nada difícil é responder a estas e outras eventuais questões. Vouzela é assumida e ferverosamente a “Capital da Vitela de Lafões” e como tal, de forma a dar uma maior amplitude a esta distinção, afirmando-o ou querendo que o amigo confirme, realiza o seu “3º Festival Gastronómico” precisamente em torno desta espécie, oferecendo uma ementa rica e saborosa, de comer até ao lamber dos dedos…!
A restauração local esmera-se por deixar marcas, muito positivas na refeição ou refeições que por aqui poderá fazer, em família, com os amigos, entre os dias 3 a 5 de junho. O Município de Vouzela, para que o fim de semana possa ser ainda mais interessante, animado, dando a conhecer o que existe, se cria e promove nestas terras, decidiu juntar à componente da gastronomia, a promoção do artesanato bem como dos diferentes produtos regionais , muitos e saborosos são… Miúdos e graúdos tem à sua disposição o comboio turístico, que contribuirá sobremaneira para a promoção gastronómico-turística de Vouzela, do seu concelho, os objectivos principais a atingir no quadro deste certame.
Na verdade, a Vitela (bem) assada no forno, ao qual vai em alguidares de barro vidrado, conforme diz a tradição, é uma das maiores referências gastronómicas de Vouzela e desta região. A especialidade da “Carne da Vitela”decorre desde logo da criação desta espécie animal, assim como dos ancestrais saberes e aos sabores decorrentes, primeiro do vinho branco, como é evidente de Lafões bem como ao louro. Ao apurar durante um dia neste molho, bem assim à assadura durante duas horas a que se juntam ainda o azeite, a banha, o colorau, o piripiri e mais louro, em forma de novo molho se deve este manjar dos deuses que por aqui se prova ou aprova num certame conquistador de estômagos e respectivos comensais, vindos propositadamente dos mais variados pontos do luso território.
Ah e como se um “mimo” não bastasse, o repasto ainda conta com os melhores vinhos regionais – Vinhos do Dão, onde este território se insere em termos vitivinícolas.
Esclarecidos mas não convencidos, dirão e ainda bem, que provar só mesmo à mesa e, perante a “Vitela de Lafões !”
3º Festival Gastronómico da Vitela de Lafões
Vouzela dias 3 a 5 de junho 2016