Estão de regresso as “Coisas D’Ovo”em Ferreira do Zêzere. A iniciativa sublinhe-se diferente e ímpar até no panorama nacional, visa promover uma das grandes referências locais – o “Ovo”, com grande importância na economia do concelho.
Ferreira do Zêzere é conhecida como a “Capital do Ovo”, sendo aliás o concelho com maior capacidade de produção e classificação de ovos de Portugal. Em média, por dia, são produzidos mais de um milhão e duzentos mil ovos, seguindo rigorosas normas de higiene, e cuidadosamente selecionados de forma a manterem toda a frescura, e a proporcionarem cozinhados de excelência.
Esta realidade associada à introdução dos Ovos na cozinha local e regional podem e fazem toda a diferença, tanto do ponto de vista alimentar, como ao nível económico sobretudo para a restauração local. Ora juntando estas duas facetas de uma mesma realidade aí está de 3 a 26 de junho, o “Festival Gastronómico, em 3ª edição.
E “Coisas d’Ovo” (ou com ovo se preferirem), tanto podem ser petiscos, como pratos de carne ou de peixe, em que os Ovos são um dos ingredientes, mas também Doces e, todos sabemos como são importantes diria mesmo fundamentais na doçaria tradicional e conventual.
Ferreira do Zêzere, a restauração local, as gentes locais apresentam assim um certame diferenciado e com uma panóplia de opções regra geral amarelinhas, com temperos, acompanhamentos e aromas muito diversos, vários valores nutricionais, saudáveis mas também doces…que só visto e provando, no conjunto das tasquinhas e restaurantes aderentes às “Coisas D’Ovo- festival gastronómico!
O evento que decorre às sextas feiras ao jantar, bem como aos sábados e domingos de todo este mês de junho, colocará à prova a imaginação e experiência dos chefes cozinheiros e dos restaurantes ferreirenses, através de ementas de qualidade e de enorme diversidade, sem esquecer as raízes da gastronomia da região, sendo esse um grande desafio, tanto para quem faz e apresenta o resultado do seu trabalho mas igualmente para quem vem a Ferreira do Zêzere para saborear …as boas “Coisas D’Ovo!”
De referir o record já consagrado no Guiness, pertencente a Ferreira do Zêzere, pela confecção da «maior Omoleta do Mundo», com recurso a qualquer coisa como 145 mil Ovos, facto que marcou a edição das “Coisas d’Ovo” realizada no ano de 2012.
3º festival gastronómico Coisas D’Ovo”
Ferreira do Zêzere (restauração local) de 3 a 26 de junho 2016