Os anos passam, as edições somam-se, a importância do certame, quer na região e para ela, cresce na mesma medida em que o mesmo sob no ranking nacional dos eventos do género e características inerentes. Falamos é claro, da promoção e afirmação, cada dia mais evidente de dois dos principais produtos que o concelho do Bombarral e a região oeste, têm como seus, gerando postos de trabalho e mais valias para a economia do país – o Vinho e a Pêra Rocha.
É em torno destes embaixadores que se realiza mais uma edição, do Festival do Vinho Português e da Feira Nacional da Pêra Rocha, a 33ª e 23ª respectivamente. “Um dois em um” que o Bombarral, a sua Câmara Municipal organiza, com intuito já se disse de promover, estes dois produtos e sobretudo debater o presente e preparar o futuro destas duas referências económicas locais e regionais, em particular, mas igualmente a vitivinicultura, a fruticultura e mundo rural, de maneira geral. Daí a realização, no âmbito deste cartaz, de mostras, provas, debates, sobre estas temáticas, a que se junta a componente de animação, num cenário único como é a secular Mata Municipal do Bombarral.
Ora, é precisamente com este pano de fundo que também as questões gastronómicas, culturais e eno-turísticas vêm à tona, durante os dias do certame, que terá lugar em Agosto, mais precisamente entre os dias 2 a 7, constituindo oportunidade, por parte não apenas de quem vem, pelo Vinho ou pela Pêra Rocha, uma vez que se trata de uma proposta multifacetada, qual janela aberta para toda esta região que importa conhecer e descobrir – Oeste.
O incentivar da produção agrícola, o recuperar e preservar das tradições, a partilha de saberes e o apreciar dos produtos “made in” região Oeste, justificam a sua ida até ao Bombarral, em agosto.
33ª Festival do Vinho Português, 23ªFeira da Pêra Rocha
Bombarral de 2 a 7 de agosto 2016