A cada mês do ano, corresponde por assim dizer, no Alandroal um prato, preparado a partir do muito que a terra dá e as suas gentes vão criando ou produzindo neste pedacinho do nosso imenso Alentejo. As tradições felizmente ainda vão sendo o que eram pelo que sempre se arranja, com muito saber e arte à mistura uma refeição bem à maneira alentejana.
Dizia até a Presidente da edilidade e com conhecimento de causa que existem muito mais que uma dúzia de pratos, tradicionais, adaptados às circunstâncias …mas sempre com produtos locais, venham eles da terra ou neste singular território criados…
E não é que em tempo de altas temperaturas uma ementa naturalmente fresca é o Gaspacho que melhor cai no estômago…!
Por vezes nem comer …quanto mais fazer – o almocinho apetece ! Mas nestas coisas da máquina humana, sempre tem que ser alimentada e pouco ou muito, aí está um menu saboroso, fresco, aromatizado com as ervas que por aqui nos campos se colhem …
É por isso que no mês de agosto, nas casas dos alentejanos e nos restaurantes do Alandroal, muito em particular, nos aderentes a esta iniciativa que também é “turístico-económica” o Gaspacho seja o eleito, no quadro dos «12 meses de Boa Gastronomia» que o município vem desenvolvendo ao longo de 2016.
Ah e mesmo que pareça feito da mesma maneira e, com os mesmo ingredientes, existem sempre nuances ou não fossem pessoas diferentes, a confeccionar esta “maravilha” da cozinha alentejana, onde também os temperos e o acompanhamento tem que se lhe diga …
Venha daí, então ao Alandroal saborear o “Gaspacho”… na companhia de um peixinho frito, seja ele o carapau, a petinga …ou o que cada restaurante tem na ementa, de modo a fazer toda a diferença na sua refeição!
Bom almoço ou jantar …no Alandroal !!!!
agosto -mês do Gaspacho, na restauração local
Alandroal nos «12 meses de Boa Gastronomia»
