Se existe um cartaz turístico por excelência, capaz de mobilizar gente dos quatro cantos do luso território e até em grande parte das vezes da zona ibérica, que o mesmo é dizer do lado de lá dessa antiga fronteira é a Gastronomia. A cozinha tradicional tem associada uma série de produtos -ainda e bem, produzidos de modo artesanal com receitas que têm sido transmitidas de geração em geração até aos nossos dias. Isso da tradição não significa que não tenham havido apostas de inovar, recriar ou apenas alterar por exemplo na apresentação para cativar ainda mais apreciadores recentes ou de longa data …
Ora e num tempo frio mas propício à confecção de determinados pratos ou menus aí está o momento da lampreia, que o mesmo é dizer a altura da sua apanha nos rios e sua preparação para levar à mesa de muitos e muitos comensais como acontece por exemplo em Gondomar.
Na verdade Gondomar, tem neste quadro de eventos anuais a realização da “FESTA DO SÁVEL e da LAMPREIA a decorrer entre 11 de fevereiro e 12 de março. Quer isto dizer que durante trinta dias e num conjunto de restaurantes do concelho está posta a mesa e disponível um menu de comer e repetir ou para saborear as várias propostas que cozinheiras e chefs de cozinha têm para oferecer aos habituais ou novos apreciadores destas duas espécies que vão à mesa de diferentes formas.
O convite aqui fica desde já para saborear os pratos de sável e ou de lampreia na presente edição do evento, repetindo a atitude de outros anos ou render-se às maravilhas da cozinha regional que o certame oferece.
Um cartaz gastronómico-turístico de referência que coloca Gondomar, a restauração do concelho na rota da melhor cozinha portuguesa, esteja o leitor onde estiver ou quaisquer que sejam os seus gostos, acredite não deve perder a oportunidade de participar na
Festa do Sável e da Lampreia
Gondomar (restauração local) de 11 de fevereiro a 12 de março 2017