Mora é uma vila alentejana do distrito de Évora, conhecida não apenas pelos solares que guardam parte da história local, mas também pelo Fluviário que constitui um atractivo para miúdos e graúdos em busca de conhecimentos sobre os rios e as espécies neles existentes. Mora como parte desse imenso e belo alentejo é sobretudo conhecida pela sua riqueza e diversidade gastronómica onde as Migas são afinal um prato de referência diria mesmo de “comer e chorar por mais”… Aliás nem será necessário já que a oferta é diversificada e saborosa tal o saber e os sabores que os produtos locais lhe emprestam!
E das migas de espargos, às migas de batata, passando pelas migas gatas, migas de coentros, migas de ovas, migas de tomate, migas de couve-flor, migas de enchidos… tendo sempre na sua base, é claro, o pão alentejano!
E se existem alturas propicias para apreciar Mora uma delas será sem margem para dúvidas o mês de fevereiro que o mesmo é dizer o das “Migas” numa iniciativa da Câmara Municipal de Mora que conta com a colaboração e empenho de todo um conjunto de restaurantes locais, existentes em cada uma das quatro freguesias que compões este concelho alentejano, ali não à distância de um clik como é comum dizer-se mas a pico mais de meia centena de minutos, quer se esteja em Lisboa, em Faro, Almada, Tomar ou Badajoz…
Naquela que é já a 4ª edição do “Mês das Migas”a oferta é saborosa e diversificada fazendo as delicias de quem visita Mora e não desperdiça a oportunidade para as degustar.
Mostrar e valorizar o que de melhor se faz, neste caso gastronomicamente ao longo do ano, com a confecção de diversos pratos, o uso dos mais variados ingredientes e produtos locais, como acontece com as “Migas” é um excelente cartão-de-visita na divulgação da “boa mesa” alentejana. Venha daí que Fevereiro não de”mora” quase nada a passar!!!
” Mês das Migas” todo o fevereiro na restauração do concelho de Mora