Rezam antigos escritos que a Feira de S. Brás em Valpaços seria a mais antiga feira
de fumeiro do país. Pela sua “novidade”, importância e oportunidade aqui se estabelecia a cotação destes tradicionais produtos. Genuínos, saborosos e como manda(va) a tradição eram e são ainda, nos nossos dias (pesem embora as alterações legislativas, as burocracias, as modernices e a maior oferta/procura) feitos com toda a sabedoria das
gentes locais e como bem se entende, preparados os seus ingredientes pelas mãos hábeis das mulheres que ao longo da história aprenderam a arte e a transmitiram de mães para filhas.
Os tempos são outros mas os saberes e os sabores tradicionais estão lá, na produção do fumeiro de Valpaços, que agora em inicio de novo ano se mostra, se dá a prova e se comercializa, a bem das gentes e da economia deste pedaço do território transmontano em primeiro lugar e de Portugal. E se os produtos locais e a gastronomia ficam a ganhar com a continuidade e toda a história deste evento que persiste e se afirma também pela animação que envolve bem como essa emblemática iniciativa que são as chegas de bois, que têm lugar no quadro do programa do certame valpacense – a Feira de S. Bráz.
Feira do Fumeiro de Valpaços designada então de
Feira de S.Bráz dias 4 e 5 de fevereiro 2017