Choque Frrite …!!! Assim mesmo não apenas apenas pela forma de expressão mas sobretudo pelos sabores de tal iguaria !
É já uma tradição ou melhor um Gosto, diria antes um prazer, almoçar ou jantar na cidade do Sado. No âmbito das quinzenas gastronómicas , promovidas pelo Município de Setúbal e com o preciosa participação da restauração local, ao longo de todo o ano é possível saborear as diferentes iguarias que só por aqui, em Setúbal, se confeccionam. E do Peixe ao Choco, repito é um prazer comer em Setúbal, quer pela maneira como cozinham as gentes locais mas também pela forma como levam à mesa o pescado, na restauração local.
E é por entre uma boas entradas, na cavaqueira com amigos de sempre ou aqueles de quem se ouvem histórias nesse “linguajar” tão peculiar onde o “choque frite ” é um dos principais protagonistas !!!.
Ora que melhor particularidade tem Setúbal que o «Festival do Choco» cuja edição de de 2017 tem lugar, entre 17 de fevereiro e 5 de março !!! E se muitos são os restaurantes aderentes a esta iniciativa de promoção gastronómica e divulgação deste “icone” da cozinha regional, também será bom acrescentar que diversos e saborosos pratos do mui apreciado e famoso Choco, quer por turistas nacionais e estrangeiros.
Caldeirada de Choco, Chocos assados com tinta, ou sem ela, Choquinhos grelhados, Arroz de Choco são alguns dos pratos que integram a ementa dos restaurantes durante esta quinzena onde o “Choco Frito” acaba sendo sempre “cabeça de cartaz”.
Ah e qual abrir de apetites recomenda-se o inconfundível “Moscatel de Setúbal” para depois o menu poder ter a companhia de um bom Vinho da região, dos muitos que aliás, adegas e produtores locais produzem com reconhecida qualidade.
Uma deliciosa “Torta de Azeitão” e um cafezinho pode bem ser o remate final, antecedendo um passeio à beira Sado ( com Tróia no horizonte) ou então um percurso pela Arrábida naquele que será, amigo leitor, o seu diferente e saboroso dedicado a Setúbal e ao Choco!
Festival do Choco ’17
Setúbal (restauração local) de 17 de fevereiro a 5 de março