Ter o “ouro” da região, guardá-lo a 7 chaves e não o partilhar …seria no mínimo incompreensível !!!! Parecerá até uma contradição mas de facto não é e, disso se orgulham os locais. Será fácil perceber que falamos do Azeite de Marvão que está em grande evidência no âmbito da 12ª edição da Quinzena Gastronómica dedicada precisamente às “Comidas d’Azeite”.
A iniciativa que ganha a cada ano mais importância, interesse e apetência, quer por parte de cidadãos nacionais das mais diferentes origens, quer ainda por parte de espanhóis tem lugar nesta altura do calendário e integra provas, concursos, degustações em torno do Azeite produzido no concelho onde cinco afamadas marcas, a saber – Castelo de Marvão, Herdade dos Pombais, Azeitona Verde, Penedo da Rainha e Jeremias Marques, se juntam e divulgam a qualidade deste verdadeiro “ouro alentejano”
E que melhor aposta poderia ter este destino turístico e gastronómico de excelência, salpicado de extensas áreas de olival, de azeitona “galega”, colhida para dar origem a um “néctar dourado”, o azeite, de reconhecida qualidade, que uma mostra gastronómica regional onde o azeite é sem dúvida elemento imprescindível.
Daí a realização desta Quinzena Gastronómica dedicada aos comeres do Lagar cujo objectivo é dinamizar a economia local, homenagear os produtores e mostrar a qualidade dos azeites produzidos no concelho de Marvão. Em busca deste elemento ímpar, inconfundível, rico e saboroso surgem por esta altura milhares de “exploradores” das melhores iguarias que Marvão e a sua restauração podem apresentar num evento gastronómico-tursitico-económico a cada ano mais concorrido e apreciado.
“Ouro” de Marvão está aí para ser trazido para sua casa amigo leitor e daí o convite para ir ou vir à
12ª Quinzena Gastronómica das Comidas d’Azeite
Marvão , restauração local de 18 de fevereiro a 5 de março