“Descobrir” ou saber “conquistar” são dois termos que andam ligados e envolvem sempre dois lados de uma relação. Queremos com isto dizer que é possível alguém pelo estômago e de facto podemos afirmar que existem mestria em quem o faz… Ir por aí à descoberta de terras, sabores, paisagens é uma das vivências que todos nós, sem excepção apreciamos. Dito de outra forma, quem sai em busca da boa gastronomia regional sabe que aqui, ali ou acolá encontramos sempre quem por via das tradições, da capacidades criativas, pelos sabores decorrentes da forma de confeccionar e com a preciosa ajuda de muitos ingredientes são meio caminho andado para conquistar os muitos e muitos visitantes e amantes das coisas boas da vida como é degustar uma boa refeição, um petisco, uns docinhos, um vinho de qualidade.
E nestas coisas coisas da cozinha regional e da geografia, Baião está muito bem posicionado.
Dizer que ontem já assim era e prova disso o facto de Eça de Queirós se ter apaixonado quer pela paisagem quer pelos sabores da cozinha tradicional , em Baião como está aliás escrito in “A Cidade e as Serras”.
Hoje assim continuará a ser, tanto mais que está aí mais uma edição dessa montra/mostra da boa gastronomia local. A Feira do Fumeiro, do Cozido à portuguesa e dos Vinhos de Baião tem lugar dias 10, 11 e 12 de março e constitui motivo de grande atractividade ao concelho.
A iniciativa põe à prova os sabores e saberes das gentes locais bem como a arte de bem servir todos quantos visitam Baião e aí compram produtos locais de excelência e têm oportunidade de saborear um cozido à portuguesa onde nada falta …
O fumeiro tradicional tem características únicas, enquanto os Vinhos de produtores de preciosos néctares, acompanham muitíssimo bem a refeição que a restauração local propõe aos visitantes da Vila de Baião. Um vinho casta Avesso, que diversos produtores cultivam como uma verdadeira arte, numa região onde até já começaram a dar provas de excelência dois espumantes naturais. Qual remate final de memorável repasto, um Biscoito da Teixeira, doce e genuíno, vem mesmo a calhar …!!!
Abertos os apetites, marque na agenda …
Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos de Baião
Vila de Baião, dias 10, 11 e 12 de março 2017