Torrão é doce !!! Dito desta forma acreditaria, mesmo que não estivesse a pensar nesse pedacinho de território do concelho de Alcácer do Sal. Sim, essa verdadeira porta de entrada ou saída do Além-tejo para o Riba-Tejo ou vice-versa. Também poderíamos aliás querer enaltecer toda uma panóplia de doces, que só as gentes locais sabem e conseguem fazer e dão a provar aos visitantes, numa “escapadinha” ao belo recanto de barragens, arrozais, campo alentejano, vilas e aldeias deste imenso e belo (repito) Alentejo.
Na verdade a doçaria vai estar em grande destaque na vila do Torrão (onde também o pão é de comer e acompanhar com mais alguma coisinha regional…). A iniciativa que terá lugar entre 31 de março e 2 de abril, no Jardim do Coreto, pretende mostrar e dar a provar a variada e colorida doçaria deste concelho e região, onde aliás o pinhão é um dos ingredientes de referência ou não fosse este um território de sua produção e aproveitamento para consumo interno e exportação.
Acrescente-se que poucos alimentos combinam tão bem com o inverno (mesmo quentinho e solarengo) quanto o pinhão. Símbolo do Torrão e do concelho de Alcácer do Sal, este é um elemento aliás importantíssimo tanto nas tradicionais Pinhoadas, como também nos pratos regionais e na saborosa e variada doçaria que nesta Vila e concelho se fazem e que deverá conhecer ou descobrir…por estes dias.
O evento da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcácer do Sal e Junta de Freguesia do Torrão, promete fazer as delícias dos apreciadores de um bom doce, principalmente dos que valorizam o “saber fazer”que está na origem das tradições do concelho de Alcácer e da sua região. Marque na agenda e deixe para trás as pantufas e o frio e prove do Torrão Doce.
Torrão Doce /Mostra de Doçaria regional
Vila do Torrão, dias 31 de março a 2 de abril