Arroz e a Lampreia do Mondego


“Monte-maior” do que o que parece…quer o concelho quer a iniciativa que marca a época baixa em terras do Mondego. Ora com esta ainda poucos ficam a saber de tão importante acção agendada para estes dias de março!  Na verdade é muito maior do que à primeira vista possa parecer a produção de arroz nos campos do mondego e também a iniciativa gastronómico-turística que o município de Montemor-o-Velho leva a efeito. Sensivelmente a meio caminho entre a cidade dos estudantes e a Figueira das finas areias !!!!fica este concelho atravessado pelo rio mondego e como tal local de desova desse feio mas saboroso ciclóstomo que vai à mesa dos melhores restaurantes na época da sua facilitada apanha.

Ora juntar no menu o genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego é coisa a que os montemorenses especializados na confecção deste prato que faz as delícias até dos mais exigentes.

O Festival do Arroz e da Lampreia tem lugar entre  17 e 26 de março e constitui cartaz obrigatório no quadro dos eventos gastronómicos que têm lugar na chamada época baixa do an0 mas que acaba sendo alta pela diversidade e qualidade das propostas que os vários concelhos de norte a sul do luso território, a sua restauração local têm para apresentar.

Montemor-o-Velho não foge à regra e daí esta dupla especialidade que junta então duas imagens de marca bem locais ou regionais -os campos e o rio Mondego e por conseguinte o apreciado arroz carolino e saborosa lampreia à moda das gentes da terra.

O evento pretende valorizar o que é nosso, que é nacional e potenciar a economia local, com os diversos restaurantes do concelho a serem desafiados para realizarem uma mostra gastronómica ao longo de todo o mês de março, mas com um forte foco promocional  no âmbito do Festival e do período temporal especifico.

E quem vem ao Festival, a Montemor-o-Velho jamais esquecerá a sua passagem pelo evento dada a qualidade do menu onde nem os pastéis de Tentúgal faltam para final de refeição saborosa e memorável. O convite está feito! Venha daí …

Festival do Arroz e da Lampreia
Montemor-o-Velho, de 17 a 26 de março
arroz-lampreia

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s