É na Quinta do Anjo que se encontra a maior parte dos produtores do queijo de Azeitão. Foi por volta de 1830 que Gaspar Henriques de Paiva, nado e criado na Beira Baixa, veio para Azeitão e passou a dedicar-se à agricultura. Para povoar as suas terras mandou vir ovelhas leiteiras, de lã preta e raça bordaleira. E todos os anos mandava vir um queijeiro da sua terra natal, só para lhe fabricar queijos do tipo “Serra”. Foi esse queijeiro que ensinou os segredos da arte a um dos pastores, que deles não fez segredo. Foi então transmitido a sucessivas gerações de queijeiros artesãos que, desde então, nos têm oferecido um queijo com uma tipicidade ímpar.
É precisamente o Queijo de Azeitão, com um paladar requintado e único, um dos elementos marcantes dessa lista de eventos regionais e nacionais de referência, que se realizam anualmente. Atraindo largos milhares de apreciadores a ” Festival do Queijo” repita-se de Azeitão, tem como “parceiros” de elevada valia o “Pão”tradicional e o “Vinho ” de qualidade e referências nacionais e internacionais que se produz na Península de Setúbal onde Palmela se integra.
A exemplo de anos anteriores aquela que é mais uma oportunidade para divulgar, dar a provar e comercializar boa parte da produção desta terra e concelho, terá êxito ou não fosse um excelente ponto de encontro para comer, beber e dois dedos de conversa. Tome nota da
Festival do Queijo d’Azeitão, do Pão e do Vinho- 23ª edição
Quinta do Anjo de 31 de março a 2 de abril (2017)