“Sabor a Mar” é aquilo que podemos ter quando se toma uma refeição na mui afamada “praia da claridade”. As sardinhas, os mariscos, o tamboril entre ouros pratos, fazem parte desse conjunto de menus imperdíveis na Figueira da Foz. A gastronomia está aliás associada a momentos únicos de prazer… que se podem viver nesta cidade, imensa e bela deste nosso litoral . E como ao mar chegam os rios não será de estranhar que a refeição possa ter sabores a Lampreia ou ao Sável, a que se juntam outros aromas e temperos que fazem toda a diferença na mui vasta e qualificada restauração da cidade e do concelho da Figueira.
A Gastronomia é um dos ex-líbris da Figueira da Foz, enquanto reflexo de uma memória colectiva, de costumes e de velhas tradições. A riqueza gastronómica desta terra de sol, de praia e de pescadores advém precisamente do peixe que os homens do mar trazem para terra e nas cozinhas as cozinheiras e chefs tornam irresistíveis. Ora com esse intuito de promover essa riqueza patrimonial feita de saberes e de sabores, de novo no calendário de 2017 surgem ainda mais atractivas as “Semanas Gastronómicas” da Figueira da Foz.
E como primeiro convite aí está de 10 a 19 de março esse menu onde a Lampreia ou o Sável, de forma a satisfazer todos os gostos se apresentam à mesa, dos muitos e muitos comensais que não dispensam uma “escapadinha” até à Figueira, para passear na marginal, conviver nas esplanadas, ir ao Casino e sobretudo almoçar ou jantar (bem) na restauração da cidade e do concelho.
Quem sabe o que é bom, aceita as sugestões do(s) chef(s) de cozinha e termina o repasto com as típicas ” Brisas da Figueira da Foz ou as gulosas papas de moado, que já fazem as delícias dos habituais visitantes e que vão surpreender os novos amigos da boa cozinha regional. E por aqui nos ficamos com água na boca!! Venha daí às Semanas Gastronómicas com “Sabor a Mar”.
Semana Gastronómica da Lampreia e do Sável
Figueira da Foz, de 10 a 19 de março