O que é doce nunca amargou …!! E tanto assim é que doces conventuais e de acordo com a mais antiga tradição e algumas apostas na criatividade e adaptação aos novos tempos se cruzam no Mosteiro de São Bernardo em Portalegre neste virar de página de março para abril…
Na verdade tanto os produtores do que de melhor temos no luso território ao nível da doçaria e os gulosos e gulosas, perdoem se nos apreciadores das velhas receitas tradicionais e de muito do que as noviças foram dando a conhecer continuam a marcar encontro na “Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre” cuja XVII edição tem lugar entre 31 de Março, 1 e 2 de Abril de 2017.
Valorizar e promover a tradição e o sublinhe-se valioso património gastronómico português são objectivos desta habitual e sempre muito esperada iniciativa da Câmara Municipal de Portalegre e que empresta cores e sabores aos claustros do majestoso convento portalegrense. É aí que crianças e adultos aproveitam para pôr as mãos na massa e degustar tudo quanto é bom e sobretudo muito luso, em termos de doces, nomeadamente os bolinhos de amêndoa e laranja.
Numa festa que também é este certame não faltarão os licores e as novas tendências da doçaria portuguesa, numa proposta da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre que é presença indispensável no evento. Desafios à escolha do “melhor doce da feira” concurso criado de forma a acrescentar novidade e atractividade sempre crescente a cada edição da “Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre” é outra das notas deste encontro gastronómico-turístico-cultural que não deve perder, amigo leitor!
Para que não fique água na boca, pode sempre fazer umas selfies, pôr as mãos na massa, ler e adquirir livros de cozinha e de doçaria muito em particular, ou fazer um verdadeiro périplo pelas sete dezenas de doceiras conventuais e tradicionais presentes no âmbito deste magno e doce fim de semana, em terras deste nosso belo Alentejo.
XVII Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre
Convento de São Bernardo, entre 31 de março e 2 de abril