“Ouriço-do-Mar” nas ementas da Ericeira


Como diz o povo não há duas sem três e desta é que vamos à «Ouriceira», que o mesmo é dizer ao ao “Festival do Ouriço-do-mar”, na Ericeira. A iniciativa gastronómico-turística que tem lugar neste fresco território do concelho de Mafra, constitui se assim se pode considerar,  um duplo desafio: o  de levar à mesa dos restaurantes locais essa iguaria marinha e conquistar públicos, leia-se comensais, apreciadores da novidade que consta das ementas, criando deste modo uma referência de Ericeira, uma especialidade,  inovando assim em termos gastronómicos com um dos produtos da terra, ou antes se quisermos ser mais precisos do mar .

Colocado primeiramente em 2015, certo é que o evento/ desafio vai para a sua 3ª edição com a garantia de ter ganho, quer  a restauração local para esta variante nas ementas da época e, ao mesmo tempo cada vez mais visitantes na Ericeira. Todos vão ao que se sabe em busca de com(provar) os sabores do Ouriço-do-mar e sobretudo essa capacidade criativa de cozinheiras e chefs de cozinha para (re)inventar receitas onde entra esta iguaria. Deste modo a  “Ouriceira” tem especial destaque no âmbito dos habituais eventos gastronómicos que têm lugar de norte a sul do luso território.

Ao “natural” sabe-se já que o Ouriço-do-Mar não vai faltar, mas entre as muitas propostas da restauração local é possível encontrar, por exemplo a “sopa de ouriços” também um “arroz do mar com ouriços”, ainda “ouriço na chapa” ou na grelha. A não menos apreciada “massa com ovas de ouriço bem como a tradição que advém da “açorda de ouriços” e até sublinhe-se “Risoto de Ouriço com camarão grelhado” se apresentam para satisfação dos apreciadores da boa cozinha regional. Seguindo as novas tendências da cozinha mundial os ouriços crus ou cozidos , qual “sushi ” enrolado com algas e acompanhado de ovas, outra das possibilidades comestíveis ou mesmo como sobremesa o ouriço virá à mesa, em forma de “creme com cristais de ouriço”. E mais não se revela para evitar crescer de tanta água na boca !!!!

Diferente, inovador, desafiante para todos estejam de que lado estejam -na cozinha ou à mesa do restaurante este 3º Festival do Ouriço do Mar, na Ericeira é imperdível. Venham de lá os bons garfos que o pessoal da restauração ericeirense está prontinho para surpreender! A “Ouriceira ” terá lugar de 31 de março a 9 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Mafra com o apoio da Junta de Freguesia da Ericeira.

3º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar

Ericeira (restauração local) -de 31 de março a 9 de abril OuriçoEriceira17

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s