Amarante é conhecida pelo seu património natural, edificado, histórico mas igualmente pela doçaria conventual, muito rica e diversificada que só de lembrar algumas das suas referências nos cresce água na boca.
Ora fazendo juz à tradição, preservada durante os anos e promovendo o que de melhor se faz por estas acolhedoras paragens, Amarante apresenta a ” XII edição dos Doces Conventuais”, um certame que coloca o foco na doçaria criada pelas monjas de Santa Clara. Especialidades onde os ovos, as amêndoas, o açúcar, a farinha dão forma às “lérias”, aos “foguetes”, aos “papos de anjo”, aos “bolos de S. Gonçalo” entre a panóplia de de delícias que com seu colorido e cativam os muitos e muitos visitantes de Amarante no quadro do certame que tem lugar dias 12, 13 e 14 de maio.
A oportunidade é para se deliciar com as cores, sabores e texturas da doçaria conventual mas também com a paisagem verde e fresca e sobretudo tão deslumbrante quanto tranquilizadora. No interior ou nas esplanadas da restauração local sugerimos que faça uma refeição que pode ter como prato principal “bacalhau assado no forno”, acompanhado (por que não!!) de um puré de batata e legumes, evidentemente das hortas locais… Esta é apenas e só uma das muitas propostas que encontrará nas ementas da restauração amarantina. E qualquer que seja o seu objectivo desde já adiantamos que Amarante é para saborear de uma forma paulatina e com todos os sentidos apurados, dado tratar-se (permitam-me a expressão) de um verdadeiro diamante do luso território.
