Ora se existe um elemento fundamental na cozinha tradicional alentejana é o pão que tão boas sopas, migas e ensopados permite deliciar a quem vive este imenso e belo pedaço do luso território… Qual porta de entrada aí está Montemor-o-Novo que será por estes primeiros dias de maio a cidade mais doce do Alentejo.
O “panito” ou melhor o pão tradicional alentejano é figura principal no evento gastronómico que o Pavilhão de Exposições da cidade acolhe. Mas o pão que é repito uma das maiores referências da cozinha alentejana , não estará só e todos quantos quiserem e tiverem a oportunidade… vão deliciar-se com a rica doçaria conventual e tradicional que tem sido estudadas, preservadas as suas origens e divulgadas as qualidades desta outra grande referência deste nosso Alentejo. A mostra gastronómica que se agora se realiza é digamos que o aperitivo para descobrir o muito que Montemor e a região alentejana tem para oferecer no âmbito gastronómico-turístico-patrimonial.
O Pavilhão de Exposições da cidade é o cenário para a XIV edição da “Feira do Pão e da Doçaria” de Montemor e onde não vão faltar outras iguarias como por exemplo os queijos, os enchidos, os vinhos, as azeitonas e claro o pão caseiro alentejano que como sabemos tem enorme procura nomeadamente na grande área metropolitana de Lisboa e a doçaria tradicional e conventual que nos seduz pelos sabores e cores que desde logo nos saltam à vista…
Quem nunca visitou o certame terá enormes surpresas e quem é reincidente não deixará de procurar ser supreendido tal a diversidade e qualidade dos produtos em apreço na doce iniciativa.
Feira do Pão e da Doçaria -XIV edição
Montemor-o-Novo dias 5, 6 e 7 de maio