Se outros motivos não houvesse para visitar o concelho de Idanha, com toda a sua beleza natural, todo o património cultural e edificado das terras que compõem o seu território, teríamos agora por estes dias a justificação para meter pés a caminho …!
A realização deste “dois em um” que é o “Festival das Sopas tradicionais” e o ‘Encontro de Tocadores de Concertina’ é então o mote para chegar a Proença-a-Velha onde o esperam qualquer coisa como 115 , repito 115 sopas tradicionais a concurso neste que será um evento record em todo o luso território. Justifica-se assim a deslocação e permanência durante todo o fim de semana de 13 e 14 de maio, de preferência com familiares e amigos de forma a partilhar a experiência.
Qual “romaria”, milhares de pessoas rumam a Proença-a-Velha, no concelho de Idanha, para provar ou comer “Sopa”.
O XV “Festival das Sopas tradicionais” conta com tantas, tão apaladas e nutritivas sopas que se tornará difícil ir para além do provar, já que é preciso estômago para comer… de todas. Ou será talvez a oportunidade para alguns baterem os seus próprios records a bem comer a(s) Sopa(s)!
A iniciativa é da Junta de Freguesia de Proença-A-Velha em sintonia com a Câmara Municipal de Idanha e estreita ligação com as instituições locais, restauração e gentes da terra dadas aos saberes antigos e tradições.
Particulares, instituições e restauração esmeram-se, dão às mãos desde bem cedo, recorrem aos produtos locais, misturam-lhe os temperos, as ervas aromáticas e lá concorrem à “melhor Sopa” numa iniciativa que tem muito de salutar quanto de empenho e criatividade para levara muitos e muitos a comer sopa…
Ah de novo são os jurados os que não terão tarefa facilitada face à quantidade das sopas em apreço – recordamos 115 sopas remetidas à prova.
Por entre dois dedos de conversa, muita animação, o XV festival promete! O êxito da iniciativa traz ganhos a todos, ou seja, a quantos incluem a sopa nos seus hábitos alimentares e, aos que se envolvem no “festival das Sopas”, verdadeira mais-valia para a economia local, quer pelo número de comensais que nele participam, quer ainda, pelos ingredientes utilizados na confecção das Sopas, muitos dos quais de produção local.
Aponte então na agenda…
Festival das Sopas
Proença-a-Velha: 13 e 14 de maio