Celebrar o Pão, homenagear os fazedores de pão, ou seja os padeiros é uma iniciativa que Sobral de Monte Agraço, o seu município leva a efeito colocando-se no mapa dos eventos gastronómico-culturais que têm lugar um pouco de norte a sul do luso território. Este evento, integrado nas comemorações do feriado municipal, a 5.ª feira da Espiga, promove a confecção de pão, que na sua esmagadora maioria é ainda cozido em fornos de lenha.
Uma verdadeira Padaria ao ar livre onde miúdos e graúdos aprendem e vêm fazer pão é o que se pode dizer da Praça Dr. Eugénio Dias nos três dias do animado certame, que enaltece ainda as estruturas associativas do concelho, responsáveis também por fazer diversos tipos de pão. Pães com recheio, ou seja do quentinho pão com chouriço, ao pão de bacalhau, pão com torresmos ou com farinheira, integram esta mostra do que sabem as gentes locais confeccionar. E da tradição ainda nos chegam as sempre apetecíveis broas de milho, as bolas caseiras e outras propostas que sempre surgem, graças ao empenho e criatividade dos “padeiros e padeiras ” de Sobral de Monte Agraço.
A “Festa do Pão” dos sabores e também do Artesanato local afirma-se e diversifica-se com os sabores, tradição e muita animação !
Festa do Pão e dos Sabores
Sobral de Monte Agraço, dia da Espiga (26) a 28 de maio
