Na memória das gentes do Porto permanece a imagem das padeiras de Valongo com as “canastras” à cabeça que percorriam as ruas da cidade apregoando e vendendo os seus produtos de eleição.
O pão de Valongo, a afamada regueifa e os biscoitos de Valongo faziam parte desses produtos de eleição que hoje estão aliás na origem da Confraria do Pão da Regueifa e dos Biscoitos de Valongo e da realização de um certame a eles dedicado.
Preservar, defender e promover estas marcas identitárias do concelho de Valongo – a Regueifa, o Biscoito e o pão que no concelho se produz como outrora é o grande objectivo da acção que tem lugar na cidade no inicio de junho.
A manutenção deste hábito e da tradição é, qual homenagem o principal motivo da realização da Festa da Regueifa e do Biscoito, que tem lugar entre 2 e 4 de junho, numa iniciativa da Câmara Municipal de Valongo em estreita ligação com a Confraria valonguense. E para dar ainda mais força à festa aí está a realização do Mercado oitocentista, elemento que constitui uma mais valia no quadro da promoção dos produtos locais e das realidades deste concelho.
