As Sopas Alentejanas são saborosas e sobretudo aromáticas, já sabemos. Mas também os pratos confeccionados com base no “Porco” ou no “Borrego”, assim como as famosas “migas” realçam a diversidade da gastronomia alentejana.
Ora para ter oportunidade de saborear um fresquinho Gaspacho ou apreciar a diversidade das sopas tipicamente alentejanas, sugere-se a ida a Arraiolos, onde entre 22 de julho e 6 de agosto têm lugar as sempre muito concorridas “Semanas Gastronómicas das Sopas Alentejanas”.
Assim sendo apenas e só como primeiras sugestões recomendamos as Sopas de Beldroegas, de Tomate ou uma sopinha de Cação, onde os aromas, os sabores também diferem consoante a forma de confeccionar estas especialidades da cozinha alentejana, tanto mais que a variedade e qualidade da restauração em Arraiolos, se assume como guardiã das tradições, sem que isso signifique ausência de criatividade q.b. por parte de chefs e cozinheiras dos restaurantes deste concelho alentejano.
Promover a riqueza e diversidade da cozinha regional, ligada ao mundo rural, mas também associar a especificidade desta terra e concelho, como o berço dos original “Tapete de Arraiolos” numa linha de dinâmica cultural e turística são “ingredientes” desta iniciativa do município de Arraiolos em conjunto com a restauração levada a efeito tome nota entre as duas últimas semanas do mês de julho e a primeira de agosto.
A iniciativa, recorde-se enquadra-se na magna e prolongada no tempo – Mostra Gastronómica de Arraiolos, que desde maio e até final do ano tem vindo a decorrer e contempla os diversos, saborosos e tradicionais pratos de Carne de Porco à Alentejana, também o Borrego, o apetecível Gaspacho e claro as muitas Sopas Alentejanas que por aqui se confeccionam como em nenhum outro lugar …
Uma boa dose de bem receber junta-se a esse incontornável ‘pano de fundo’ que é o Tapete de Arraiolos e a sua peculiar e antiga forma de o fazer .
“Semanas Gastronómicas das Sopas Alentejanas”
Arraiolos, de 22 de julho a 6 de agosto