A pisa das uvas num lagar tradicional no Estreito de Câmara de Lobos, a que se junta a gastronomia regional num convívio sem igual, constitui um dos pontos altos da “Festa do Vinho da Madeira” que tem lugar este ano de 27 de agosto a 10 de setembro.
O mais popular e apetecível cartaz turístico da Madeira realiza-se, é claro, por altura das vindimas sendo o maior tributo ao precioso néctar e à sua incontestável importância socioeconómica para o arquipélago e as suas laboriosas gentes.
E por falar em laboriosas gentes, será de destacar ainda, no âmbito do vasto e animado programa do certame o cortejo etnográfico, no qual participam todo um conjunto de grupos de etnografia e folclore que dão brilho e cor â Festa do Vinho da Madeira.
O evento que procura recriar velhos hábitos da população madeirense associados aos seculares preceitos das lides vitícolas, integra além da gastronomia regional e dos genuínos Vinhos made in Madeira, decorações, exposições e quadros vivos alusivos ao vinho e suas lides e espetáculos diversos de música ligeira e tradicional bem como a Semana Europeia de Folclore, colocando deste modo o Funchal como destino “obrigatório” em época estival quer para nacionais quer para estrangeiros provenientes dos mais variado continentes. Não será de estranhar pois a “Festa do Vinho da Madeira” tem fama e tradição realizando-se ininterruptamente desde o final dos anos setenta do século passado.
Desfrute, saboreie, viva a
“Festa do Vinho da Madeira” e toda a sua envolvente
no Funchal e Câmara de Lobos de 27 de agosto a 10 de setembro