Armamar assume-se como “Capital da Maçã de Montanha” e é no capitulo da divulgação deste produto de referência no concelho e até no país, que surge a Feira da Maçã, por estes dias de outubro/outono. A importância deste fruto na economia local e mesmo nacional, justifica plenamente a aposta na sua promoção e comercialização ou não estivesse-mos a falar de qualquer coisa como uma produção da ordem das 75 mil toneladas por ano. Um valor com potencial de crescimento e exportação, por força de investimentos na plantação de novos pomares e na requalificação dos existentes, do apuramento contínuo das técnicas e tecnologias aplicadas ao processo produtivo e da melhoria das redes de rega criadas no concelho e numa cota acrescente-se acima dos 500 metros de altitude.
Aromática, crocante, saborosa a “maçã de montanha” é já uma marca identitária de Armamar e assim se quer mostrar e dar a provar, potenciando a sua utilização, simples como fruta da época ou ainda, na gastronomia e das mais variadas formas como elemento importante no menu, ou no quadro dos doces e compotas ou mesmo sumos.
É tudo uma questão de experiências, de criatividade e certezas da qualidade do produto de excelência “made in” Armamar.
A «Feira da “Maçã de Montanha”, em Armamar» entre 20 e 22 de outubro acaba sendo uma montra das potencialidades do concelho, do trabalho das suas gentes e um ponto marcante na vida económica e social do concelho, tal a diversidade do programa do evento. Mentores e promotores são a Câmara Municipal de Armamar e a Associação dos Fruticultores de Armamar, em sintonia acrescente-se, com vários agentes económicos, sociais e culturais do concelho.
Armamar e o cheiro da maçã !!!! paira no ar. No horizonte as paisagens que contribuem para o passar de um fim de semana diferente. É tudo isto e muito mais que a “Feira da Maçã”, de Armamar lhe proporciona. Venha daí à “Montanha”.
Feira da “Maçã de Montanha”
Armamar, dias 20a a 22 de outubro