A brincar a brincar levam isto a sério, a tal ponto que estamos já perante a18ª edição do Festival das Sopas, agora com essa responsabilidade de serem “representativas” da Serra da Estrela.
Tudo começou com a Adega Cooperativa de S. Paio no concelho de Gouveia, a proporcionar o espaço para aí se realizar uma mostra de Sopas, no qual muitos – mulheres e homens, sabedores do que são as tarefas da cozinha e com mão para a gastronomia regional. Com base nas tradições e o empenho da Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela -ADRUSE o S. Martinho serviria para reunir gente à volta da mesa a saborear o melhor que por aqui nestas altaneiras terras, se confecciona.
Daí ao afamado e concorrido “Festival das Sopas” a que se viria a juntar a Feira da Doçaria Tradicional, que pretende divulgar e promover os doces típicos da região foi o caminho já percorrido e bem pelos obreiros desta iniciativa.
Ah e para a dinâmica e criatividade patentes foi aduzido um jurí e dada forma a um concurso que escolherá melhor entre as melhores sopas da região. Tarefa nada fácil uma vez que de várias localidades e concelhos chegam particulares que com os saberes e os sabores tradicionais da Serra da Estrela têm de, na hora e no local dar prova da genuinidade em confeccionar e satisfazer os apreciadores da cozinha regional portuguesa.
Com uma boa dose de animação certo mesmo é a promoção dos produtos locais, do incremento turístico da região e o desenvolvimento do território e o incentivo à participação das comunidades locais, pois são elas que dão vida à Serra da Estrela.
“Festival de Sopas” da Serra da Estrela é uma meritória iniciativa que conta com diversos apoios entre os quais estão a Junta de freguesia de S.Paio, a Adega Cooperativa, os vários Municípios da região.
Festival das Sopas -18ª edição
S.Paio /Gouveia dias 11 e 12 de novembro 2017