“Chuva não está prevista mas CASTANHA e da grande essa está prometida para dia 24 em Lisboa”, revelam fontes prróximas da organização…
Não se trata de qualquer manifestação que meta as forças de segurança, a malhar forte e feio para manter a ordem, nada disso ! Será antes uma prometida chuva de Castanhas, das boas, cruas e também assadas e cozidas, servidas em pacote, à boa maneira tradicional.
“Quentinhas e boas” como apreciam aliás os alfacinhas e , desta vez provenientes da “Terra da Castanha”, marca identitária de Sernancelhe e que numa acção de promoção do evento gastronómico-turistico que se aproxima, descem a Lisboa distribuindo castanha.
A Festa da Castanha-rainha, com toda uma panóplia de propostas constantes de um programa ondeos menus incluem a bela castanha. Ora como ingrediente primordial, ora como acompanhamento a castanha surge no prato, como doce, sobremesa ou ainda em licor, em compota, ou para os tradicionais apreciadores assada ou cozida, fazendo-se acompanhar de jeropiga ou de um tinto da terra.
A “Festa da Castanha de Sernancelhe” que terá lugar dias 27, 28 e 29 de de outubro, nesta localidade do distrito de Viseu, (bem como a acção promocional , feita a meio da semana em Lisboa) são da responsabilidade do Municipio de Sernancelhe, apostado em promover este e outros dos produtos de referência do concelho, mas também os sabores tipicos da região, que é também de produção de Castanha.
Festa da Castanha de Sernacelhe -dias 27, 28 e 29 de outubro
Lisboa no dia 24 com direito a cartuchinho alusivo