ALJUSTREL não é apenas e só terra de minas e mineiros … Um outro “ouro” é a gastronomia tipicamente alentejana que aqui se faz e prova…
Então vamos lá a isso “Cante à Mesa”. A iniciativa é da Câmara Municipal de Aljustrel, e realiza-se pelo segundo ano consecutivo, prometendo ter vindo para agradar e conquistar públicos, amantes destas duas grandes referências – o Cante Alentejano, reconhecido pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade e a gastronomia regional.
Assim nas sextas feiras de 10 e 17 e nos sábados 11 e 18 de novembro diversos grupos corais abrilhantam as refeições nos restaurantes de Aljustrel, aderentes ao certame. As ementas integram os melhores pratos da cozinha tipica alentejana, desta época.
Mas nem só de corais se faz a festa, uma vez que dado êxito do ano passado, vários grupos de música popular alentejana foram convidados a participar naquele que é um projeto diferente e apelativo, neste imenso e belo território.
Dinamizar os estabelecimentos de restauração nas diversas localidades do concelho, contribuir para desenvolver a economia local, ajudando a impulsionar cada vez mais o cante alentejano são os objectivos desta acção ‘cultural-turístico-gastronómica’, num programa recheado de ingredientes que só o Alentejo poderia proporcionar.
Em tempo de sentar à mesa, com a família e amigos, há sempre essa outra mais valia que é o Cante Alentejano, ícone regional e também “Património Cultural” de todos nós mundialmente …
Viva o CANTE e, o que levam os restaurantes locais à Mesa … Este o convite que aqui fica!
«Cante à Mesa» – segunda edição
Aljustrel| restauração do concelho | dias 10 e 11, 17 e 18 nov