doces tentações “passam” por Alcobaça


Quem “Mostra” Doces Conventuais e Licores, em Alcobaça “não massa se por lá os voltar a apresentar”. E que melhor cenário poderia haver para apresentação e prova de Doces e licores Conventuais que os “Claustros do Mosteiro de Santa Maria”, em Alcobaça! De âmbito internacional e por apenas quatro dias – 23, 24, 25 e 26 de novembro, o “desfile” acaba sendo uma verdadeira e enorme tentação.

Olhos e bocas sentem-se atraídos por formas, tamanhos, adornos, roupagens, coloração … Sentem-se os cheiros, procura-se adivinhar sabores e qual jogo de sedução, as cores impelem-nos para uma maior aproximação. Qual desfile de grandes e pequenas tentações, aí estão princesas, reis, rainhas, príncepes… E da prova, à satisfzação de um desejo vai um espaço, muito curto mas retido para sempre na memória.
É da doçaria conventual que falamos e tão rápida é a percepção das suas origens que logo percebemos a dimensão nacional e internacional das maravilhas em presença, naquela que é já a XIX edição do certame.

Invulgar colorido transforma Refeitório, Sala dos Monges e Sala do Capítulo, em animados e concorridos espaços de boas-vindas mas desta vez à mais doce e emblemática mmostra internacional que o luso território alberga. O Monumento que é “Património da Humanidade” acolhe mais de quatro dezenas de participantes nacionais e estrangeiros, onde se destacam Conventos portugueses e de outros países com quem Alcobaça tem relações de amizade.

Doçaria regional portuguesa
Tradição e saberes de Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Cós, primeiro religiosamente “escondidos” depois passados de geração em geração, desde os séculos XI ao XIX, traduzidos em sobremesas confeccionadas à base de açucar e ovos, mas também licores de raros e requintados sabores, representam a anfitriã da iniciativa – Alcobaça! E do luso território muito temos para provar, apreciar e recomendar, ou não estivessem asseguradas presenças de Aveiro, Beja, Leiria, Lorvão, Ovar, Portimão e Tentúgal e da sua doçaria conventual.

Mostra Internacional de Doces Conventuais e Licores
Mosteiro de Alcobaça, de 23 a 26 de novembro

DocesALCOBAÇA17

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s