Gastronomia, história, artesanato, poesia, animação, voltam a cruzar-se na “Cozinha dos Ganhões” que tem lugar em Estremoz de 30 de novembro a 3 de dezembro.
É de um povo, de uma região, de um país que se trata quando se fala da “Cozinha dos Ganhões” que é bem mais que uma mostra gastronómica organizada pela Câmara Municipal de Estremoz.
O evento de promoção turístico-gastronómico-cultural deste concelho alentejano, há muito se tornou referência “obrigatória” em qualquer calendário de amantes dos Sabores, Saberes, das tradições e do simples e alegre convívio com as gentes locais, muito em particular e, claro está dos alentejanos em geral.
É por isso que, quer chova, quer haja sol, quer faça frio aqui o calor humano é coisa que não falta, transbordando mesmo muito para lá do Parque de Feiras e Exposições da cidade, “palco” onde durante quatro dias o certame tem lugar.
E das Tasquinhas, ao canto dos poetas populares, passando pelos vinhos, a doçaria tradicional, ao arteanato, ao tipico cantar alentejano, de tudo se faz, esta festa dos “Ganhões”, designação outrora atribuida aos trabalhadores agrícolas, que ganhavam à jorna, nas vastas herdades do Alentejo.
De referir ainda ser a “cozinha dos Ganhões” pobre em bens alimentares, mas farta em pão, a que se juntavam o queijo e as azeitonas, para enganar a fome, no intervalo das três refeições do dia – almoço às 7 da manhã, jantar ao meio dia e a ceia já ao sol posto. Na verdade, se ao meio dia a sopa de cebola ou de alho, aquecia os estômagos, a ceia era geralmemnte de açorda, como forma de gastar o pão elemento mais abundante nas taleigas dos locais, agora colocado aos bocadinhos, aos quais era adicionada água quente, um dente de alho, um fiozinho de azeite e algumas vezes coentros ou poejos e claro, as azeitonas.
De acrescentar como curiosidade histórica, o uso do “Barranhão”, grande recipiente onde era preparada a comida para todos os “Ganhões” que daí comiam à vez…
«Cozinha dos Ganhões» – Mostra Gastronómica
Estremoz de 30 novembro a 3 de dezembro