Pampilhosa da Serra tem ainda guardados alguns dos segredos da gastronomia serrana, um dos quais estará por estes dias em foco . É a arte de confecionar a tradicional “Filhó Espichada”.
Colocar as mãos na massa é o desafio que se coloca a todos quantos conhecem a tradição e sabem da arte de preparar a tradicional e fofa Filhó, doce tipi de Natal
O Festival da Filhó Espichada tem lugar dias 15,16,17, mas também 22 e 23 de dezembro, no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.
Se não conhece ou até se é apreciador de uma das melhores iguarias da região serrana, não deve perder a oportunidade de saborear e quiçá mesmo de colocar as mãos na massa” e espichar a sua própria filhó.
O particular deste Festival da FILHÓ Espichada decorre de ser uma inicitiva popular além de saborosa que conta com a participação de gente de todas as oito freguesias do concelho da Pampilhosa.
De Cabril, Dornelas do Zêzere, Fajão-Vidual, Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Portela do Fojo-Machio e Unhais-o-Velho vem quem sabe e a apresenta as várias formas de confecionar a tradicional filhó espichada.
O «Festival da Filhó Espichada» tem caractrer Solidário uma vez que as receitas revertem a favor das vítimas dos incêndios do concelho de Pampilhosa da Serra.
«Festival da Filhó Espichada»
Pampilhosa da Serra, dias 15, 17, 17, 22 e 23 de dezembro