‘peregrinação’ obrigatória à Chanfana de Poiares


Acabado que esteja o período natalício  a festa gastronómica inicia-se um pouco por todo o luso território e com referências irresistíveis e certame imperdíveis, onde gostos e tradições se perpetuam e sobretudo se saboreiam de uma forma pausada e com todos os sentido a funcionar como comvém para não perder pitada … do que de melhor em Portugal  se faz e se prova.

Ora é precisamente num desses pontos geográficos, perto de tudo e de todos vamos encontrar uma “Estrela” da boa cozinha portuguesa- a Chanfana.  Um dos pratos mais apreciados e tradicionais de Vila Nova de Poiares tem aqui o seu espaço e tempo de contemplação e saboreio muito próprios – a “Semana Gastronómica da Chanfana” .

E tudo por ‘culpa’ (bem hajam pela iniciativa) da Confraria Gastronómica da Chanfana, do Municipio de Poiares e também será bom dizer, os restaurantes locais que fazem desta iguaria o verdadeiro motivo de “peregrinação” gastronómico-turistica.

Todos sem excepção transformam Vila Nova de Poiares, centro de todas as atenções enquanto Capital Universal da Chanfana. E na verdade não apenas pela saborosa carne de cabra velha, banhada em vinho tinto, a que se lhe junta banha de porco e tempera com colorau, louro, cabeças de alho e piri-piri, mas também pelos belos locais e magnificas paisagens de que se pode desfrutar neste concelho do interior centro do luso território. Ah a não descurar bem pelo contrário, o contributo para essa inolvidável refeição, dos célebres caçoilos de barro preto de “Olho Marinho” em que se cozinha a chanfana, mas também os saberes dos mestres ou chefes de cozinha que foram ao longo dos tempos apurando os sabores da Chanfana de Poiares.

Ah e aqui chagados, imperdoável seria não aprofundar o conhecimento da riqueza gastronómica local e regional onde lugar de destaque está reservado ao arroz de bucho e aos negalhos, pratos que só de falar deles nos deixa água na boca. De pão, mel, vinho e dos s poiaritos se compõem esta selecção gastronómica de Vila Nova de Poiares. De Lisboa ou do Porto a distância à Capital da Chanfana é idêntica mas o momento é ímpar pelo que não são aceites desculpas para faltar ao encontro com esta “embaixadora” da terra e da boa gastronomia regional portuguesa.

Semana Gastronómica da Chanfana
Vila Nova de Poiares de 12 a 22 de janeiro ’18

ChanfanaPOIARES18

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s