Os sabores e os saberes tradicionais vão estar em evidência no «Festival do Azeite e Fumeiro», que tem lugar em Proença-a-Velha, no concelho de Idanha-a-Nova.
A iniciativa marcada para o fim de semana de 10 e 11 de fevereiro enaltecerá a qualidade dos produtos de excelência do concelho de Idanha, entre os quais se encontram o Azeite o o Fumeiro.
Na verdade a qualidade do azeite e do fumeiro, produzidos neste território de uma forma genuína, são uma garantia de sucesso, já que a exigência de qualidade e o respeito pela tradição se sobrepõem e bem a outros factores neste grande mercado goobal em que nos inserimos.
A aposta da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova persiste nesta e outras alturas do ano com a apresentação de produtos regionais e o enaltecer de todos os que pesem embora as dificuldades continuam a dedicar os seus dias à produção de verdadeiros embiaxadores da região e do concelho de Idanha.
Dinamizar a economia local é outro dos grandes objectivos inerentes à realização de eventos como a Feira do Azeite e do Fumeiro, que a cada edição cresce quer em termos dessa relação oferta/procura e do êxito comercial concretizado, contribuindo para dar vida ao território, criando também autoestima nas populações e produzindo efeitos muito positivos na dinamização da economia, na criação de riqueza e de emprego.
“Temos um vasto olival tradicional que produz um excelente azeite nos nossos lagares e temos um fumeiro fantástico e reconhecido” em Proença-a-Velha, potencialidades que se dão a conhecer aos muitos e muitos visitantes de fim de semana ao concelho de Idanha.
Saber receber é não apenas uma garantia mas uma marca identitárias das gentes humildes e trabalhadoras neste interior que vos espera na
Feira do Azeite e do Fumeiro, 16ª edição
Proença-aVelha dias 10 e 11 de fevereiro