Segundo a lenda, a fundação da própria vila, está relacionada com um ‘penedo redondo que existiu no primitivo amuramento medieval. Mas esta não é a única referência deste belo e acolhedor “pedaço” do nosso Alentejo.
Redondo tem na gastronomia e nos vinhos duas referências maiores que há muito evão para lá dos limites geográficos do concelho. Qual vai-e-vem melhor mesmo é deixar as pantufas para trás e rumar ao Redondo onde entre 11 e 18 de Fevereiro, tem lugar a «Semana do Feijão com Poejos e Bacalhau». Depois do sucesso da edição anterior, a Câmara Municipal do Redondo volta a apostar nesta iniciativa intrinsecamente ligada às tradições, usos e costumes da gastronomia alentejana.
E no menu está então o ‘Feijão com poejos e bacalhau’ prato que seria impersoável não provar nesta altura do ano em que o frio aperta é verdade mas onde o calor humano conforta em fins de semana gastronómicos como este em pleno Alentejo, com tudo o que isso significa.
Diremos que sentir o Alentejo, é saborear a gastronomia regional. É partilhar momentos impares onde as histórias de vida e trabalho das gentes locais, é entoar as modas que o Cante Alentejano tão bem expressa como ícone desse valioso Património nacional e da Humanidade que a Unesco consagrou…
A história, a olaria, os vinhos, a gastronomia esperam por si amigo leitor num fim de semana que deixará boas referências com saberes e sabores a Alentejo, neste recanto belo e acolhedor que é o Redondo.
Semana Gastronómica do Feijão, dos Poejos e do Bacalhau
Redondo (restauração local) de 11 a 18 de fevereiro