O Fumeiro é um produto de inverno. A sua promoção em forma de feira constitui uma das apostas dos municipios, um pouco de norte a sul do luso território. E valorizar estas referências gastronómico-económicas, de cada um dos concelhos é ou tem sido um desafio, ganho edição a edição com tradução em vendas mas também em ‘imputs’ às economias locais, muito em particular para produtores, sejm eles individuais e ou empresas.
Em Trancoso, assim acontece com a relaização da «Feira do Fumeiro» que é também dos Sabores e do Artesanato do Nordeste da Beira Interior. O certame deste ano decorre nos dias 2, 3 , 4, 10 e 11 de março, no Pavilhão Multiusos da cidade de bandarra, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Trancoso e da associção empresarial da região -AENEBEIRA.
O melhor fumeiro do concelho e da região mostra-se no evento de fim de semana, à mistura com uma boa dose de animção que vai sendo panágio neste tipo de acção. Mas se o fumeiro tem tradição, não menos importantes e em igual evidência nesta “montra” estarão diversos outros produtos endógenos, como o vinho, o azeite, a castanha e o mel.
Edição a edição mais e mais visitantes, muitos dos quais trazidos pelos filhos da terra que decidiram fazer vida noutras paragens, enchem Trancoso e colocal a Feira no centro de todas as atenções, com as televisões a permitir unir a familia local espalhada pelo mundo…
Ah uma particularidade tem Trancoso e a sua Feira… Além do Fumeiro é o facto de se realizar não em um, mas em dois fins de semana. A oportunidade redobrada para uns, alargada a outros de apreciar os Sabores deste nordeste beirão. Sim, porque além do fumeiro tradicional, também a gastronomia regional se ‘põe à prova’ no evento e na restauração local, constituindo mais valia para o sector da restauração e hotelaria de Trancoso.
Se não sabia que desde o pão, ao vinho, passando pelo queijo e a doçaria existem muito boas referências das terras de Bandarra, então aí está a oprtunidade de descobrir estes produtos e um concelho ligado à história de portugal, a que se junta o artesanato e o Património Monumental e paisagístico, de uma das mais belas terras beirãs…
Feira do Fumeiro e dos Sabores da Beira
Trancoso-Pavilhão Multiusos, dias 2, 3 e 4 mas tb 10 e 11 de março