Bom de ‘SEver’ mas principalmente de SE-comer… Na verdade dois pratos fortes da cozinha tradicional severense voltam a estar à mesa dos restaurantes aderentes deste concelho. Acontece entre os dias 3 e 11 de março, durante a Rota da Lampreia e da Vitela.
E promover e divulgar Sever do Vouga, contribuindo para a dinamização económica mas também cultural deste concelho, valorizando os produtos locais, os grandes objetivos desta iniciativa.
A Semana Gastronómica da Lampreia e da Vitela, que vai já na sua XVIII edição e da responsabilidade da Câmara Municipal de Sever do Vouga em colaboração com a Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal a que se junta a Confraria Gastronómica de Sever do Vouga em estreita ligação e apoio da resturação local.
Uma semana que se pode dizer longa com nove dias de sabores genuínos da gastronomia regional e que fazem as delícias de muitos e muitos dos que visitam o concelho de Sever do Vouga.
E curioso será recordar que vem dos tempos da Idade Média este apreciar da Lampreia, que hoje ainda hoje ocupa lugar de destaque na gastronomia regional e daí a craição da chamada “Rota da Lampreia” que é a oportunidade de todos experimentarem e apreciarem sabores e modos de confeção da Lampreia, através do “arroz de lampreia” ou da “lampreia à bordalesa”.
Não se sabe como, mas haverá quem não aprecie e por isso a opção em Sever do Vouga é levar à mesa uma boa dose de “Vitela” assada com arroz de forno. Um prato de referência cuja qualidade e fama ultrapassou e muito os limites geográficos do concelho.
Semana Gastronómica da Lampreia e da Vitela
Sever do Vouga (restauração local) de 3 a 11 de março