Melhor lugar não poderia haver para acolher uma grande “montra” de Doçaria Conventual . Assim acontece em Portalegre com o Mosteiro de São Bernardo, que abre as suas portas a mais uma edição da «Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre»
O evento, mais doce e concorrido desta época, tem lugar dias 13, 14 e 15 de abril, numa organização da Câmara Municipal de Portalegre em parceria com a Qualifica Origin Portugal e os apoios da Escola Prática do Agrupamento de Instrução da GNR de Portalegre e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
Com reconhecimento nacional e internacional, o certame que atinge a sua “maioridade” (perfaz agora 18 anos de existência) faz as delicias de visitantes e expositores ou não fosse a «Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre» uma referência em termos de diversidade e sobretudo de qualidade dos produtos apresentados (certificados com o selo da Qualifica Origin Portugal) a que se junta, sem margem para dúvidas a excelência do património da cidade- o Mosteiro de São Bernardo. É aliás desta referência cisterciense que são originários doces como os ‘Rebuçados de Ovo’, os ‘Fartes’ ou o ‘Torrão Real’.
A «Feira da Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre» é efectiavamente emblemática pela participação de doceiros de todo o país e também da vizinha Espanha. Deliciar-se com tudo quanto tem açúcar e gemas de ovo como ingredintes indispensáveis é em simultâneo um desafio e um prazer … A tudo isto se devem acrescentar os concursos de doces e licores, pontos altos do fim-de-semana, que conta com animação q.b. e multiplas atividades para miúdos e graúdos.
Os mais novos estão mesmo convidados a pôr as “Mãos na Massa” explorando deste modo o mundo dos sentidos ao mexer na farinha, ver cores e formas, cheirar e provar os doces, ao mesmo tempo que são sensibilizados para o património cultural e gastronómico local, numa palavra a descobrir a origem da doçaria conventual.
Feira da Doçaria Conventual e Tradicional
Portalegre-Convento São Bernardo, entre 13 e 15 abril