Fritas, de ensopado, de caldeirada, enguia grelhada ou de fricassé, molhata ou torricado de enguias, espetada ou à lagareiro. São muitas as sugestões para degustar nos restaurantes aderentes ao longo de todo o mês de março, em Salvaterra de Magos.
De uma verdadeira ‘capital das enguias’ a nível nacional se poderá falar durante todo este tempo ou seja entre 1 de março e 1 de abril, nesta acolhedora terra ribatejana.
“São 21 restaurantes aderentes à campanha, número nunca antes alcançado, que voltam a ser a principal sala de visita para os milhares de pessoas que vão rumar ao concelho de Salvaterra de Magos durante todo o mês de março”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Hélder Manuel Esménio, na apresentação daquela que é já 22ª edição do ‘mês da enguia’
A iniciativa envolve todas as freguesias do Concelho, onde se apresenta um conjunto variado de pratos confecionados com este apreciado peixe do rio. Mas há mais, pois da gastronomia, ao artesanato, passando pela cultura, o desporto, os passeios de barco no Rio Tejo, as exposições, as casas vinícolas e muita animação vai acontecer durante o certame que atrai muitos e muitos apreciadores das Enguias, dos multiplos sabores dada as formas deconfeccionar, acompanhar e levar à mesa, em Salvaterra.
“Outro dos pilares é a cultura através das exposições permanentes que temos patente na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos e no Museu “Escaroupim e o Rio” e, durante o mês de março, com a oferta de cinco novas exposições que vamos inaugurar”, acrescentou o autarca. Ah e como atractivo complementar ainda haverá lugar à realizaçao de uma Feira de Artesanato e Produtos Tradicionais, sublinhe-se de âmbito nacional.
Mês da Enguia – campanha gastronómica
Salvaterra de Magos de 1 de março a 1 de abril