O calendário anual vai seguindo o seu caminho e com ele o tempo dos prazeres da vida, que importa não perder ou melhor aproveitar. Ora é quando a cozinha portuguesa se manifesta, que à mesa vem, qualquer que seja a “roupagem” El Rei – Bacalhau, venerado diga-se, por “patriotas”, mas também “amigos/ turistas/nacionais e estrangeiros/apreciadores” da maravilhosa cozinha portuguesa.
Vem isto a propósito de um dos maiores eventos em que o fiel amigo é cabeça de cartaz, se assim se pode dizer. E tantas e tão boas são as opções que valerá mesmo a pena o registo – “Festival do Bacalhau “, que tem por cenário essa varanda para a ria de Aveiro que é o Jardim Oudinot, na Gafanha da Nazaré (Ilhavo para quem se vai esquecendo das aulas de geografia!). ”
Tudo igual, tudo diferente “de edição para edição e na que já se anuncia assim será: 8 a 12 de agosto deste 2018. A garantida e a diversidade dos pratos confeccionados com o Bacalhau, bem como a panóplia de derivados no capitulo das entradas por exemplo, com base na tradição, no saber, transmitido de geração a geração e na criatividade das cozinheiras e cozinheiros será uma realidade.
Promover a gastronomia regional , sublinhar a importância do Bacalhau na cozinha portuguesa e toda esta área turística onde o “Bacalhau” é Rei são razões para a realização do certame e ao mesmo tempo para a sua visita, em família, com amigos, com encontro marcado à volta da mesa …Ah antes ou após a refeição o Museu Marítimo de Ilhavo abre-lhe as portas, para aí apreciar o «Aquário dos Bacalhaus» . E esta heim !
“Festival do Bacalhau”
Ilhavo (Jardim de Oudinot) de 8 a 12 de agosto