A maior e melhor Cebola …de Vila Pouca


Vai ser chorar até não poder mais …que é como quem diz as Cebolas vão ser o mote para a já secular Feira das Cebolas, em Vila Pouca de Aguiar, que tem lugar entre os dias 23 e 25 de setembro. A razão é simples : o certame é o ponto de encontro entre os filhos da terra – aqueles que após um período de férias regressam a terras longínquas em Portugal ou no estrangeiro ou aqueles que depois de terem ido a banhos noutras paragens estão de regresso a casa. Ah ainda outros que não vão perder a oportunidades de olhar a sua terra natal mas desta feita através da emissão televisiva da TVI.

A Feira das Cebolas é o lugar onde se transicionam qualquer coisa como trinta toneladas de Cebola mas também a montra de muitos outros produtos ‘made in’ Vila Pouca de Aguiar.

Qual festa local e regional onde não faltam os mais novos e os ditos séniores para participar na desfolhada à moda antiga, nas corridas de cavalos, torcer por uns ou por outros nas tradicionais chegas de bois, descobrir a maior Cebola da Feira e degustar muitas das iguarias existentes na barracas e tasquinhas dos petiscos ou ainda saborear as especialidades da «casa» nos restaurantes locais da outrora ” Vila Cauca” (tomem lá esta nota histórica e agora pesquisem)!

O presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado não tem dúvidas de que «a Feira das Cebolas está entre os melhores eventos transmontanos, contribuindo para valorizar o Interior Norte de Portugal. As origens da Feira podem remontar a mais de setecentos anos de acordo com documentos do séc. XIV, 1319, quando a feira aguiarense foi proibida por D. Fernando, por prejudicar a feira de Vila Real; coisas de disputa de territórios e seus poderes ou estatutos. Ah mas a restituição da feira acabaria por ser rubricada já no séc. XV, em setembro de 1417, por D. João I2».

Esta região sublinhe-se apresenta excelentes condições de solo para a produção de cebola, que deve ser arenoso, bem drenado, rico em matéria orgânica e com Ph neutro. É de relevar a importância do bolbo na saúde e bem-estar das pessoas dado que a cebola é rica numa substância de origem vegetal (flavonóides) com efeitos antioxidantes, anti-inflamatório, protetor cardíaco, analgésico, antialérgico, anticancerígeno, antidiabético e anti úlcera. Consumir cebola dá a sensação de saciedade.

O evento é uma iniciativa do Município de Vila Pouca de Aguiar em colaboração com a EHATB e nele participam as estruturas associativas locais e regionais ligadas ao mundo rural.

Feira das Cebolas

Vila Pouca de Aguiar , dias 23, 24 e 25 setembro 2022

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s