Divulgar e mostrar as potencialidades da abóbora, tão utilizada na cozinha portuguesa, ao longo dos tempos é tarefa que em Vagos assume estauto de Feira com tudo o que isso implica há já uma dezena de anos.
Qual rainha com damas de companhia a Abóbora surge assim no Largo de S. Miguel em Soza, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro num evento multifacetado, a par com diversos outros produtos endógenos criados, ou melhor dito produzidos neste concelho e na região.
A iniciativa que vai já na sua X edição é da Confraria dos Sabores da Abóbora em estreita ligação com o Municipio de Vagos, contando ainda com o apoio da CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.
Como Feira que é o certame tem a componente de mostra e venda da Abóbora e dos produtos dela derivados, a não menos aliciante degustação por exemplo de doces, compotas e licores mas igualmente os show cookings que permitem conhecer as potencialidades deste fruto/legume e sua utilização na cozinha ou na gastronomia se preferirem, com apresentação de receitas para todos os gostos. E desde o pão, â broa, ás sobremesas passando pelas sopas, de tudo com Abóbora se pode aqui apreciar no quadro do certame. Ah e das tasquinhas aos standes de vendas dos mais variados produtos locais e regionais, sem esquecer o artesanato e a animação musical Vagos e a X Feira da Abóbora integra neste fim de semana alargado…
A divulgação da Abóbora e dos produtos seus derivados na «Feira da Abóbora de Vagos» constitui oportunidade de extrema importância para o território do concelho e região e enaltece o trabalho de todos, produtores e divulgadores das potencialidades e sabores da Abóbora para que o fruto/legume continue a conquistar o mercado nacional e mesmo internacional.
X Feira da Abóbora, entre os dias 30 setembro e 2 de outubro 2022
Largo de S. Miguel, em Soza – cncelho de Vagos
