Aldeia das Dez – do Xisto à Castanha na festa


Dá sempre para mais uma …até mais de uma dezena, um milhar a mais ou além disso… Falamos de visitas ou número de vistantes na Aldeia das Dez que é uma das mais pitorescas terras do luso território.

Aqui o Xisto é distintivo ou uma das marcas identitárias desta aldeia do interior de Portugal. Outras são a também a cultura, a gastronomia, as suas gentes laboriosas que fazem parte da história e das vivências destas relíquias bem portuguesas a que muitos felizmente ainda vão dando atenção.

Bom mas desta vez e como manda a tradição, por esta altura do calendário ‘a Castanha’ é rainha sendo a a festa, razão para encontros e reencontros de filhos da terra e igualmemte de muitos e muitos visitantes, independentemente das suas origens .

Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital assume-se com tudo para se afirmar como referência na região por via dos eventos realizados em torno da Castanha. E ao redor desta vem o melhor da Gastronomia local e regional, a animação cultural,  o artesanato, os produtos endógenos que embelezam e tornam ainda mais atractivo este belo pedacinho do nosso país, numa iniciativa que tem lugar dias 22 e 23 de outubro.

Um festival gastronómico e etnográfico, dedicado inteiramente à castanha produzida no vale do Rio Alva isto é com a Aldeia das Dez por cenário é o que se oferece neste período do ano. São os frondosos castanheiros que brotam o fruto da época – a castanha que cozida ou assada faz as delicias de quantos vêm à Aldeia das Dez…

Por entre as estórias e no intervalo da animação musical e etnográfica lá se prova uma Sopa de castanha, qual cama para a tarte de castanha que segue ao degustar do saboroso ‘Cabrito com castanha, no forno ou ainda a tradicional acompanhada da jeropiga no magusto que promete…!

Festival Gastronómico da Castanha

Aldeia das Dez (Oliveira do Hospital)-  dias 22 e 23 de outubro

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s