A sugestão desta vez é Alcacer do Sal. As propostas são várias e prendem-se com a história (antiga), a paisagem (de uma beleza arrebatadora), os sabores da terra (uma gastronomia rica e diversa que estará à prova) … sob esse chapéu, se assim podemos dizer da velhinha Feira (Nova) de Outubro.
Até parece contradição mas a Feira de Outubro é mesmo velhinha… pois as origens deste evento remontam ao reinado de D. Maria I. Lá pelos anos de 1782 vejam bem !!!! foi determinado que «no primeiro domingo de Outubro, haveria de ter lugar, em Alcácer do Sal, uma feira franca – com tudo o que isso significa e, por três dias consecutivos».
Assim acontecerá passada que foi a pandemia, neste ano de 2022 que todos rumam ao Parque Urbano de Alcácer, nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro.
A Feira Nova de Outubro, já que tem acompanhado os tempos … contempla muita animação e muita gente da terra, da região e de fora desta. Atractivos são então os concertos, uma grande e variada montra dos produtos locais que vão desde o piqueno mas afamado marisco do rio, passando pelo mel, o pinhão que aqui representa uma mais valia económica, os frutos secos da época, bem como a gastronomia onde o menu apresenta pratos do sado e do alentejo, sinónimo da riqueza das terras d’ Alcácer.
Contemplar os campos de arroz e tudo o que no horizonte se alcança, da ponte pedonal ou do altaneiro castelo, ou ainda as muitas estórias que vão para lá da velha ponte metálica é Alcácer do Sal e dos sabores que se concentra na Feira Nova de Outubro , com as suas tasquinhas, o artesanato e tudo o mais que a feira é franca e nova(mente) motivo para estas linhas.
Feira Nova de Outubro
Alcácer do Sal, dias 30 de setembro, 1 e 2 de outubro
