Está de regresso a Feira de Outubro, com o Parque de Exposições e Feiras a encher-se de produtos locais e regionais e de gente que aqui acorre para se abatecer de muitos produtos que a terra dá.
O certame tem lugar no fim-de-semana, 23 e 24 deste mês e aqui podem provar-se e comprar diversos produtos como frutos secos, produtos hortícolas, louça de barro e artesanato, assim como vestuário, atoalhados ou artigos para a casa. Provar a doçaria ou saborear os petiscos sáo outras das propostas neste montra do que por aqui se cria e produzem as gentes alentejanas.
A iniciativa é da Câmara Municipal de Aljustrel e tem por objetivo “contribuir para a preservação de um evento tradicional” e dar forte “impulso à valorização da memória e da identidade”.
Sabendo-se que muitos filhos da terra, trabalham, estudam e ou residem por exemplo na grande área metropolitanda de Lisboa, esta ‘montra’ tradicional é uma boa oportunidade para um reencontro de familiares e amigos, bem como um local de realização de negócios dos profissionais dos sectores presentes na feira d’ outubro, qual contributo ajuda preciosa à retoma da actividade económica com o adquirir de muitos produtos da época e da produção local e regional que só aqui se comercializam.
Também a doçaria e a gastronomia alentejana se dá a conhecer a quem queira fazer uma primeira visita a este recanto tradições, de lutas, de sacrificios, mas sobretudo de saberes e sabores tipicamente alentejanos.
Feira tradicional de Outubro -montra de produtos locais
Parque de Exposições e Feiras de Aljustrel, dias 22 e 23 de outubro
